A fachada da mercearia


De um tudo já vimos em se tratando de fachadas de mercearias: fachadas ricamente decoradas em estilo neo-clássico francês, fachadas em estilo modernista ou futurista da década de 1970, frentes coloridas com propagandas de café em tinta acrílica, fachadas em verde-escuro e bege com portas em vinho, fachadas com placas recentes de plástico, etc. Uma coisa, porém, é certa: você pode até descurar deste detalhe, mas não criará a identidade tão almejada de mercearia pelos fregueses tradicionais.

Tomo meu avô, particularmente, por exemplo: a fachada da Sortidinha sempre foi verde escuro com portas em vinho, sem letreiros. Essa opção pessoal dele se baseia no fato de que todos conheciam a mercearia como "de Seu Ednaldo", o que para ele dispensava maiores apresentações. Eram cores básicas, simples e, ao mesmo tempo, diferenciadas. Outros merceeiros incontáveis na cidade, não exatamente se por Imitação um do outro ou por algum padrão que desconheço, fizeram a mesma coisa. São homens conservadores que adotaram tal estilo como padrão, o que é um costume interessante e não destoa muito do que observamos em outros lugares.

Letreiro, pelo que notamos, não é algo tão utilizado como se poderia supor, sendo que quando o é, prefere-se ou em letras maiúsculas garrafais ou em cursivas caprichadas. Os tipos mais interessantes são aqueles feitos em caixotes finos de plástico com iluminação interna, cuja fabricação supomos que seja, atualmente, raríssima. Em geral, contudo, percebe-se certo descuido com este ponto da estrutura desse tipo de comércio.

Mas qual, se possível for ousarmos, a fachada ideal para uma mercearia?

Primeiro, cores sóbrias ou clássicas, que remetam a prédios-modelos do classicismo: tijolinhos marrons, um cinza bem claro, verde escuro, branco, caramelo com detalhes marrons, etc. Preferencialmente, portas convencionais o mais largo que puder, sem ser das do tipo "esteira". Acabamentos bem-feitos nas estremadura da fachada e portais e letreiros ou em alto relevo ou projetados em placas bem desenhadas, de possível dependuradas de dentro para fora da frente da bodega.

Lembre-se: as palavras se associam sempre a objetos físicos ou ideias, sendo que ao pronunciar-se o nome de sua mercearia, não se escapará a esta constante. Por isso, não descuide daquilo que ficará marcado como símbolo de seu trabalho. Marque em seu planejamento o investimento nessa importante área de seu comércio de secos e molhados, a fim de que a referência à sua mercearia venha sempre quando o cliente tiver uma necessidade qualquer.

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